Os embargos econômicos impostos à Rússia, por exemplo, impõem dificuldades de oferta, logística e preço
A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) irá debater no XI Seminário de Políticas Públicas, a política nacional de fertilizantes, estratégias de utilização, fontes alternativas e a conjuntura do mercado internacional do insumo considerado fundamental para o setor agropecuário nacional. O evento acontece na próxima terça-feira, dia 29, a partir das 9h no canal do Youtube da Seapa.
Para a secretária da pasta, Ana Valentini, o tema é oportuno e mais do que necessário, diante do cenário de conflito envolvendo Rússia e Ucrânia, dois grandes países produtores de fertilizantes.
“O Brasil tem se firmado como um grande produtor mundial de alimentos e o setor agropecuário mineiro tem contribuído de forma significativa para este cenário. Mas o país também tem uma grande dependência da importação de fertilizantes, um item fundamental para o desenvolvimento sustentável de todo o setor agropecuário”, finaliza.
Os embargos econômicos impostos à Rússia, por exemplo, impõem dificuldades de oferta, logística e preço, trazendo incertezas para todo o setor produtivo. O XI Seminário de Políticas Públicas irá reunir pesquisadores da Empresa Mineira de Pesquisa Agropecuária (Epamig) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), tem o objetivo justamente de apontar estratégias e alternativas para auxiliar os produtores na tomada de decisões.
Confira abaixo a programação:
Dia: 29/3 (quinta-feira)
Horário: 9h
Transmissão: Canal do Youtube da Seapa
Programação
9h – Abertura
9h20 – A nova política Nacional de Fertilizantes em tempos de crise mundial de preços e ofertas. Quais as saídas para o Brasil? – José Carlos Polidoro (Pesquisador da Embrapa Solos)
09h45 – A construção da fertilidade do solo como pré-requisito ao uso eficiente de fertilizantes – Álvaro Vilela de Resende (Pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo)
10h10 – Organominerais e Remineralizadores de Solo: O potencial de Minas Gerais – Sanzio Molica Vidigal (Pesquisador da Epamig)
10h35 – Debate com palestrantes
12h – Encerramento