Iniciativa é desenvolvida desde 2006 pela prefeitura de Itaúna e auxilia na melhora da produtividade das lavouras do município
Em Itaúna, na região Centro-Oeste do estado, a prefeitura criou em 2006 o Serviço de Apoio rural. O objetivo é auxiliar o setor agropecuário e incentivar a agricultura no município. No início eram 85 famílias cadastradas e hoje o projeto já conta com 350 beneficiados.
A proposta da prefeitura com o Serviço é melhorar a produtividade das lavouras, incentivar o uso de técnicas de conservação do solo e da água, contribuindo para a melhora da renda e da qualidade de vinda das famílias do campo. O projeto integra o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Pronaf.
Com o apoio do programa, os produtores podem fazer a análise do solo e interpretação dos resultados com orientações técnicas da Emater, recebem doação de calcário e apoio na mecanização agrícola. A prefeitura já fez a doação de 150 toneladas de calcário, 1200kg de sementes de milho, 400kg de sementes de feijão, e também sementes de hortaliças.
O Serviço de Apoio Rural fica na rua Godofredo Gonçalves, 505, no centro de Itaúna. O atendimento é de segunda à sexta, de 7h às 17h. Os produtores interessados podem entrar em contato pelo telefone (37) 3249-9216.