De acordo com a polícia, Uberaba concentra cerca de 40% de toda a produção agropecuária do estado
Uberaba, no Triângulo Mineiro, vai passar a contar uma Delegacia para apurar os crimes que acontece no ambiente rural. A estrutura foi inaugurada nesta semana e está ligada ao 5º Departamento de Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). O delegado-geral Joaquim Francisco Neto e Silva, chefe da PCMG, assinou o documento que institui a Delegacia Rural no Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba. Sete funcionários irão atuar na unidade. A sede fica na Rua Edgar Vidal Leite Ribeiro, 623, bairro Olinda. O local vai passar por reforma e os custos serão viabilizados pela prefeitura e por emenda parlamentar estadual.
As atividades que podem ser desenvolvidas pela Delegacia Rural incluem o exercício de polícia judiciária e a investigação de crimes contra o patrimônio nas zonas rurais. Também cabe aos funcionários da unidade investigar furtos e roubos de gado, insumos, defensivos e maquinários agrícolas. A unidade tem atribuição para atender 30 municípios do Triângulo Mineiro.
O chefe do 5º Departamento da PCMG, delegado-geral Cézar Felipe Colombari da Silva, destacou a importância da unidade: “a região de Uberaba concentra cerca de 40% de toda a produção agropecuária do estado, com cerca de 50 mil habitantes atendidos. Com a unidade exclusiva para apuração das infrações, a Polícia Civil vai conseguir realizar um trabalho de repressão e prevenção dos crimes rurais, respondendo a uma demanda antiga da população local”, pontuou.