O anúncio foi feito pelo secretário de agricultura durante uma palestra na Expoagro
A região do Vale do Rio Doce é uma forte produtora de leite, tanto que vários laticínios de empresas com filiais em todo Brasil estão na região. A pecuária de corte também é um ramo que movimenta a economia no Leste de Minas. Mas como a diversificação é sempre sinônimo de segurança econômica, a fruticultura tem ganhado destaque. Para abordar sobre o tema, a cidade recebeu o técnico Erli Ropke, da empresa Frucafé, do Estado do Espírito Santo.
O evento foi promovido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Valadares (Sema), em parceria com entidades ligadas ao campo. O objetivo é orientar os produtores rurais sobre a importância de diversificar as atividades e investir em uma cultura perene que garanta renda de tempos em tempos.
Durante o evento, o palestrante Erli Ropke disse aos produtores rurais que o primeiro ponto para iniciar uma cultura é entender a vocação da região. Analisar o clima, o relevo e a disponibilidade de água são fatores fundamentais para a implantação da fruticultura. Além disso, analisar o mercado e planejar são palavras de ordem para quem quer começar um negócio.
O secretário de agricultura, Ivan Fialho, disse que um projeto de lei que institui um Programa Municipal de Fomento à Fruticultura está em fase de conclusão. A ideia é regulamentar a prática e diversificar a produção, inserindo novos frutos entre os que já são cultivados na cidade.
Antes mesmo da aprovação do projeto, o gestor já mobiliza os produtores rurais e dá início às discussões. “A gente precisa identificar os interessados e analisar o perfil do produtor para saber se é viável”, disse Fialho.
O secretário concedeu uma entrevista à TV Alterosa Leste dando detalhes sobre o projeto.
Confira: