Proposta foi aprovada por unanimidade na Câmara e agora segue para avaliação do Executivo
Além dos problemas causados pelas chuvas que afetam o escoamento da produção, proprietários rurais de Leopoldina, na Zona da Mata, convivem constantemente com furtos de animais e diversos produtos. Em sessão ordinária realizada na Câmara Municipal da cidade, os vereadores avaliaram algumas proposições sugerindo medidas para inibir esta prática.
De autoria de José do Carmo Fófano a Indicação nº 989 propôs a instalação de câmeras de segurança em locais estratégicos na zona rural do Município, visando inibir o furto e o desvio de animais e de insumo. Como sugestão, o vereador indicou duas rotas para receberem o monitoramento: Rota 1 – Carlel – Fazenda Taquari – Acqua Fresch; Rota 2 – BR 116 – Estrada de Cataguases.
O parlamentar explicou que o furto de animais se tornou uma preocupação cada vez maior entre os pecuaristas de Leopoldina e região. Em virtude disso, José do Carmo elaborou uma indicação na qual sugere ao Poder Executivo adotar como medida o cadastramento dos caminhões de transporte de bois junto ao órgão competente, com o objetivo de inibir o transporte de gado roubado. Durante a discussão das proposições, o autor defendeu que tais medidas poderão melhorar as condições de segurança e de monitoramento na área rural, mas salientou ser necessário também estabelecer parcerias com entidades e com forças de segurança. Após discussões, as propostas foram aprovadas por unanimidade pelo legislativo. Agora, os projetos seguem para sanção ou não do poder executivo.
O episódio mais recente de furto de gado em Leopoldina, foi registrado em dezembro deste ano, quando quatro cabeças de gado foram furtadas de uma propriedade no Distrito de Tebas, em Leopoldina. O gado foi recuperado. Em novembro, 30 cabeças de gado foram furtadas na estrada São Martinho/Abaíba, também em Leopoldina. Em redes sociais, foi oferecida recompensa para quem ajudar a localizar o rebanho. Neste caso, os animais não foram recuperados.