Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,37
Dólar R$ 4,94
Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.
Belo Horizonte
23º

Voluntários retiram mais de 500kg de lixo das águas do Lago de Furnas

Iniciativa aconteceu simultaneamente em oito cidades e contou com a participação de mais de mil voluntários

Mais de 500 kg de lixo foram recolhidos pelos voluntários. (Foto: Wagner Araújo/ Divulgação Furnas)
Ricardo Miranda
7 de dezembro de 2021
compartilhe

Iniciativa aconteceu em Capitólio e outras sete cidades. (Foto: Wagner Araújo/ Divulgação Furnas)

Mais de mil voluntários participaram de uma grande ação ambiental em oito municípios banhados pelo Lago de Furnas, entre as regiões Sul e Centro-Oeste do estado. Ao todo foram recolhidos mais de 500 kg de lixo durante a ação, que contou também com outras iniciativas para promover a conservação do meio ambiente.

Voluntários também fizeram o plantio de mudas. (Foto: Wagner Araújo/ Divulgação Furnas)

O trabalho foi idealizado pela empresa Furnas em parceria com a Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago) e instituto EcoFaxina. Os voluntários se dividiram em diferentes pontos da representa em oito cidades: Alfenas, Três Pontas, Boa Esperança, Cristais, Guapé, Capitólio, São José da Barra e São João Batista do Glória. A atividade lembrou a importância do Dia Internacional do Voluntário, comemorado em 5 de dezembro.

Além de retirar mais de meia tonelada de lixo das águas da represa, os voluntários fizeram o plantio de 580 mudas de espécies nativas do Cerrado e Mata Atlântica.

Projeto IARA quer recuperar as águas do Lago de Furnas. (Foto: Wagner Araújo/ Divulgação Furnas

Projeto IARA

A ação realizada nesse fim de semana faz parte do projeto IARA (Intervenção Ambiental para Recuperação das Águas). O objetivo do iniciativa é realizar a limpeza e a recuperação de rios e córregos que atravessam as unidades de operação da concessionária Furnas. “Temos uma atuação permanente, orientada por políticas ambientais e sociais que promovem a integração harmônica dos nossos empreendimentos com o meio ambiente e a comunidade. Os resíduos sólidos recolhidos serão destinados às cooperativas de catadores que farão uma triagem para separar o que pode ser reciclado e dar o destino correto ao material que não for possível reaproveitar”, reforça Ana Cláudia Gesteira, superintendente de Comunicação e Relações Institucionais da empresa.

Minas Gerais é o segundo estado do Brasil a receber ações do projeto IARA. A expectativa é ampliar o trabalho nas cidades banhadas pelo Lago de Furnas. “A parceria com FURNAS é muito importante. O desenvolvimento dessa ação beneficia todos os municípios do entorno do Lago de Furnas e contribui para a preservação da natureza da nossa região. É algo que esperamos difundir ainda mais com a conscientização das pessoas”, conclui Fausto Costa, secretário-executivo da Alago.

compartilhe