Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,26
Dólar R$ 4,82
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
25º

Pesquisadores da UFJF mapeiam produção de doce de leite no Brasil

Minas Gerais é apontado como o maior produtor de doce de leite

Grupo mapeia doce de leite e tem outros trabalhos na área de lácteos (Foto: Pixabay)
Vivia de Lima
14 de julho de 2022
compartilhe

O doce de leite é bastante tradicional em Minas e que está na mesa e no gosto de muitos brasileiros. Por isso, professores e pesquisadores do grupo Inovaleite  da  Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estão mapeando a produção do doce de leite no Brasil. Eles querem entender as diferenças na fabricação do produto em cada região e qual a tecnologia e a transformação química durante a preparação do doce.

A sobremesa é produzida por pequenas e médias indústrias de laticínios e alimentos no Brasil. Até o momento, mais de trezentos fabricantes já foram identificados pelo grupo da universidade. Atualmente, o Brasil é líder mundial em publicações sobre doce de leite no mundo e a UFJF é uma referência  no assunto. Essas características desafiaram os pesquisadores a realizar o mapeamento.

De acordo com o professor coordenador do InnovaDoce, Rodrigo Stephani, o levantamento é inédito no país. “A iniciativa partiu do nosso grupo de pesquisa. Trata-se de um trabalho extremamente dinâmico porque o Brasil é muito grande, são muitas regiões diferentes. Nós temos doce de leite em todas as regiões do país, praticamente e algumas produzem mais do que outras”.

Além disso, o doce de leite tem demonstrado um grande potencial exportador. Entre 2016 e 2021, segundo o Governo Federal, os maiores importadores do doce de leite brasileiro no ano passado foram os Estados Unidos e os países vizinhos da América Latina, o que na visão do pesquisador, tem demonstrado um grande potencial exportador. O mapa do doce de leite pode ser conferido no site do projeto e as indicações de fabricantes podem ser enviadas para o e-mail inovaleite@inovaleite.com.

Minas é o maior produtor do país

Dados do Serviço de Inspeção Federal de 2020, apontam que o Sudeste é a região do país com maior produção de doce de leite,  sendo responsável por 62,1% do total nacional. Minas Gerais entregou 38,4 mil toneladas do produto (58,1%), sendo o maior produtor do país. O Inovaleite também já realizou mapeamentos da produção nacional de outros produtos lácteos, como leite em pó, leite condensado e leite UHT.

compartilhe