Mais de 80 laticínios participaram em 12 categorias
O Minas Láctea 2022, um dos eventos mais importantes da cadeira produtiva do leite da América Latina chegou ao fim. Um dos pontos mais aguardados é a premiação do 45º Congresso Nacional de Produtos Lácteos, que aconteceu em Juiz de Fora na Zona da mata mineira. Mais de 80 laticínios participaram em 12 categorias no evento que este ano teve recorde de inscritos, segundo a Epamig.
O Queijo Conquista (Coopervap de Paracatu), foi o ganhador do concurso seguido pelo Doce de Leite com Raspas de Limão, do Laticínios Sabor das Vertentes. Em terceiro lugar ficou o Queijo Barão de Minas, produzido na cidade de Cruzília. Já os produtores Paiolzinho, Tirolez e Cruzília tiveram os melhores gorgonzolas. Já os provolones escolhidos do 45º Congresso Nacional de Produtos Lácteos foram Cruzília, Tirolez e Rio do Peixe. O Tirolez levou outro prêmio para casa com o melhor parmesão. Ocupam o segundo e o terceiro lugar o Paiolzinho e Piracanjuba, respectivamente. Já na categoria gouda, que são queijos amarelos feitos com leite de vaca ocuparam o pódio as marcas Frimesa, Lucca e Cruzília.
Também teve premiação para os vencedores da categoria reino. Venceram, de acordo com os votos dos jurados o Curral de Minas, Tirolez e Fromelle. Já o queijo prato ficou com Lucca em primeiro, Curral de Minas em segundo e Laticínios Davaca ocupou a terceira posição. O melhor requeijão cremoso apontado pelos jurados do Minas Láctea foi o produzido pelo Curral de Minas, em seguida venceu o Valeza e Souvenir. Os melhores queijos minas padrão foram as marcas Saboroso, Vitória e Cambuiense. Para finalizar a categoria queijos, os cottages que se destacaram foram Sérvulo, Tirolez e Curral de Minas.
Já os doces de leite que mais agradaram o paladar dos votantes foram Boreal, Souvenir e Sabor das Vertentes. Na categoria manteiga de primeira qualidade apareceram os produtores Cooprata, Gardingo e Ubari.