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UFV inicia curso de Preservação de Estruturas e Sítios Arqueológicos

São oferecidas 32 vagas para graduados e pós-graduados em diversas áreas do conhecimento

Forte de Brumadinho (foto acima) também será objeto de estudos (Foto: UFV).
Vivia de Lima
25 de agosto de 2022
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A UFV deu início a primeira turma do curso de pós-graduação lato sensu em Preservação e Difusão de Estruturas e Sítios Arqueológicos a Céu Aberto. A abertura oficial do curso aconteceu com a presença da vice-reitora Rejane Nascentes e outras autoridades e uma aula magna com o tema Trajetória da Arqueologia no Brasil e Desafios Atuais, ministrada pelo professor Pedro Paulo Funari, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O curso de especialização em Preservação e Difusão de Estruturas e Sítios Arqueológicos a Céu Aberto é resultado de uma parceria entre a UFV e a empresa Vale S. A., que possui sob sua proteção patrimônios culturais arqueológicos na região conhecida como Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais – a maior produtora nacional de minério de ferro bruto. O coordenador do curso e professor do Departamento de História, Jonas Marçal de Queiroz,  ressalta que os sítios arqueológicos são estruturas históricas construídas nos séculos XVIII e XIX que, apesar da manutenção por parte da empresa, demanda aplicação de métodos específicos para conservação preventiva e ações de Educação Patrimonial.

São oferecidas 32 vagas para graduados e pós-graduados em diversas áreas do conhecimento, com entrada por processo seletivo. Outras 22 vagas são destinadas a técnicos da Vale e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. As aulas serão ministradas majoritariamente de forma remota e a parte prática presencial em finais de semana. O curso tem duração de um semestre e é totalmente gratuito.

Segundo a UFV, o envolvimento de estudantes de diversas áreas contribui para a conscientização sobre a importância da preservação deste patrimônio e do seu papel na construção da identidade cultural do Quadrilátero Ferrífero.  A ideia é capacitar os alunos para a aplicação dos conhecimentos adquiridos em diversas atividades futuras, como: educação formal, não formal e informal; estudos e pesquisas de pós-graduação e atividades relacionadas à elaboração de laudos técnicos de impacto ambiental.

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