Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,23
Dólar R$ 4,79
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
25º 12º

Fórum do Arranjo Produtivo do Queijo Minas reúne produtores da Zona da Mata

Evento destacou a realidade dos produtores rurais da região

Encontrou apresentou as realidades de diferentes produtores (Foto: Prefeitura)
Vivia de Lima
14 de outubro de 2022
compartilhe

Produtores rurais, representantes de cooperativas, entidades, instituições e empresas envolvidas na cadeia do leite e seus derivados de Juiz de Fora e região participaram do 1º Fórum dos Produtores do APL do Queijo Minas do Caminho Novo, realizado em Juiz de Fora. Na ocasião, os produtores puderam conheceram  a política de Arranjo Produtivo Local, aproximar dos elos que compõem a cadeia produtiva e aprender como agregar maior valor ao produto. Para a produtora Maria Cecília Lopes Reis, “foi ótimo participar, ouvir as pessoas mais experientes e especialistas no assunto. O encontro evidenciou que os produtores precisam se enxergar como parceiros uns dos outros, ao invés de concorrentes”.

“Precisamos firmar a identidade da nossa região como um lugar que produz queijos de muita qualidade. Para isso, surge o Arranjo Produtivo Local (APL). É preciso que as pessoas se encontrem, se fortaleçam, através da união e da cooperação. Fazer um encontro de todos os elementos: produtores, entidades, poder público em todas as esferas, para termos políticas diferenciadas para esse setor”, destacou Ignacio Delgado, secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade.

Valorizar o queijo regional

O Arranjo Produtivo do Queijo Minas vai valorizar o queijo local com qualidade da produção, a história do preparo e jeito de fazer específico. Significa, também, discutir a geração de renda com os produtores e não ficar refém do leite enquanto commodities. A construção do APL é um importante instrumento de mobilização e organização dos produtores, dos empresários e da assistência técnica ao redor da cadeia do leite, projetando a produção do queijo minas frescal.

Durante o evento foram sorteados diversos prêmios relacionados ao segmento aos participantes das empresas: Master Alimentos, CRV Lagoa, Alta Genétics, Sicred, Temperos Portuense, Pro Santo, Sebrae, GTA Alimentos, Guabi Rações, Fripai, Sal Minas e Mirainox.

compartilhe