Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,24
Dólar R$ 4,80
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
26º 10º

Ambulatório médico atende agricultores de Viçosa, na Zona da Mata

Agricultores têm acesso a consultas; Serviço também é aberto a filhos de moradores da zona rural

Filhos dos agricultores também podem usufruir d serviço (Foto: Divulgação).
Vivia de Lima
28 de outubro de 2022
compartilhe

Para cuidar da saúde dos agricultores, a Universidade Federal de Viçosa (UFV), oferece o Ambulatório de Atenção à Saúde Integral da População do Campo. O serviço foi criado há dois anos e oferece consultas, a partir de agendamentos. Os atendimentos são feitos sempre às quintas-feiras, das 7h30 às 11h30.“No ambulatório, são atendidos casos de doenças e problemas de saúde que o próprio agricultor ou agricultora considere causado ou agravado por sua condição de trabalho no campo”, explica a técnica da Emater-MG do município, Karina Lopes, que participa do projeto. O serviço também é aberto a filhos de agricultores com idade até 18 anos, desde que estejam incluídos nas categorias acordadas.

A extensionista cita casos como os de doenças crônicas como hipertensão, diabetes, cardiopatias, problemas respiratórios, digestivos, de pele, ósseos, musculares e articulares, emocional e mental. Doenças relacionadas ao uso de agrotóxicos e outros fatores de risco, também entram no rol de atendimentos.

Consultas agendadas

As consultas médicas são feitas em prédio da prefeitura municipal destinado aos serviços de saúde municipais. Podem usar o ambulatório pessoas da agricultura familiar, portadoras da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP); aposentados rurais (segurado especial); diarista rural (pessoas contratadas para serviços domésticos e agropecuários); além de indivíduos da ativa com carteira assinada para serviços agropecuários; e afastados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por acidente, em decorrência atividades do ofício.

No ambulatório, a Emater-MG também atua no suporte pós-consulta, abordando questões de segurança alimentar; saneamento (construção de fossas evapotranspiradoras); escoamento correto dos dejetos e uso do filtro de água para consumo humano. Temas como nutrição e uso de equipamento de proteção individual (EPI) para aplicar defensivos agrícolas integram a lista. O trabalho da Emater-MG com o Departamento de Medicina da UFV foi um dos projetos regionais da empresa, premiado pelo concurso interno MelhorInovação 2021. O concurso tem por objetivo destacar as melhores iniciativas que valorizem profissionais e clientes da extensão rural pública mineira.

compartilhe