Dia de Campo no Sítio da Boa Sorte, entre São João Nepomuceno e Descoberto
Aproximadamente 70 produtores de leite participaram do Dia de Campo no Sítio da Boa Sorte, entre São João Nepomuceno e Descoberto, na Zona da Mata. O evento com o tema Vitrine do AgroLeite, reuniu diferentes produtores que participaram de cinco palestras voltadas para produção leiteira. Os assuntos abordados foram manejo reprodutivo em gado de leite, manejo e criação de bezerras leiteiras , manejo e produção de pastagens, além de noções de morfologia e acasalamentos dirigidos e importância da assistência técnica e gerencial para a propriedade rural.
O Alan Gomes é produtor de leite. Ele saiu da cidade de Bicas e disse que tirou muitas dúvidas sobre o dia a dia da pecuária. “Está tudo 100%, estou tendo muito aproveitamento. Vim atrás de conhecimento e sempre em busca de aprender coisas novas para aperfeiçoar e levar para a lida”. Já o José Virgilio Gruppi aproveitou a chance de aprender mais sobre a criação animal. Ele ainda não tem animais, mas está pensando em entrar no ramo e veio em busca de informações para poder começar. “Sempre fui do meio rural, mas vivia entre a cidade e o campo. Agora eu posso dedicar mais tempo e quero ter uma criação. Eu penso em criar por prazer mesmo, mas, com informação, posso começar a atividade sem ter prejuízo, conseguindo gerar renda com a minha produção”, contou.
O gerente regional do Sistema Faemg em Juiz de Fora, Wander Magalhães, foi um dos palestrantes. Para ele, eventos como este, melhorara o profissionalismo no campo. “É a melhor oportunidade que temos de levar tecnologia e inovação para a ponta, entregando informação diretamente ao produtor apresentando cursos, técnicas, tecnologias e o programa ATeG”. Já o presidente do Sindicato Rural de São João Nepomuceno, João Augusto Cavalheiro, trabalhou na preparação do evento e também foi palestrante. “Fizemos um evento bem organizado e conseguimos trazer um grande público. Tivemos temas interessantes, que trouxeram conhecimento para o produtor local”.
A agente de desenvolvimento rural do Sindicato, Juliana Nascimento, fez questão de agradecer os parceiros envolvidos. “Tivemos muitas parcerias que nos ajudaram na organização. Bancos, laticínios, casas de ração, os próprios produtores apoiaram muito para que a gente conseguisse fazer esse evento maravilhoso. O leite é uma cadeia importante para a região e que estava um pouco em baixa. Estamos retomando a atividade, fortalecendo pequenos produtores e famílias que vão ter uma nova forma de encarar sua propriedade e o mercado atual”, avaliou.