O que é produzido no local vai ser encaminhado aos agricultores
A cidade de Itamarati de Minas agora tem uma área de compostagem de resíduos vegetais, nas proximidades do local onde é feito o transbordo do lixo urbano. A iniciativa busca beneficiar além do meio ambiente e, o produtor rural que atua na cidade.
De acordo com o executivo, o município produz grande volume de material orgânico resultado de limpezas particulares de quintais e extrações e podas de árvores realizadas pelo poder público. Com o espaço de compostagem, o esse material vai ser levado para o compostagem. O que é produzido no local, vai ser encaminhado aos agricultores que vão dar a destinação correta aos compostos.
Depois de recolhido, o material será descarregado no pátio de compostagem, passado pelo triturador de galhos e em seguida combinado com outros resíduos orgânicos, ricos em carbono e nitrogênio como capins e esterco de origem animal. “O resultado desse processo é um composto orgânico rico em nutrientes que será utilizado para enriquecimento do solo pelos produtores rurais do município, inclusive os que atuam na chamada Agricultura Familiar”, pontuou Luciano de Moura, secretário de Agricultura de Itamarati de Minas.
A compostagem tem sido uma prática utilizada desde muito tempo, onde o agricultor utiliza restos de produtos orgânicos, tanto de origem animal como vegetal, para incorporação ao solo, objetivando melhorar suas capacidades físicas e químicas em busca de melhores produções. Dos vários elementos necessários à decomposição o carbono e o nitrogênio são os mais importantes, sendo o carbono o
mais requerido pelos microorganismos.