Volume de recursos investidos em Minas Gerais é o maior desde que o programa começou a ser executado no estado, em 2017
Ao longo de 2021 quase 2,4 mil agricultores familiares foram beneficiados pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em 2021. Foram compradas e doadas 4,2 mil toneladas de alimentos em várias regiões do estado.
O programa apoiou 304 entidades assistenciais em 126 municípios mineiros. Foram investidos R$ 10,5 milhões, o maior volume de recursos disponibilizados para o programa desde que o projeto começou a ser executado no estado, em 2017.
Os agricultores beneficiados pelo projeto são residentes em municípios com baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e os listados no Mapa de Insegurança Alimentar e Nutricional (INSAN) do Governo Federal na condição e vulnerabilidade “alta” e “muito alta”. Em 2021 o montante de valor investido foi maior devido ao auxílio emergencial durante a crise sanitária da Covid-19. “Esse recurso foi de extrema importância para o estado passar com menos dificuldade pela pandemia. Possibilitou-nos apoiar tanto o agricultor familiar, com baixa renda e com muita dificuldade no escoamento da produção, quanto as pessoas em situação de vulnerabilidade social ou insegurança alimentar, entregando a elas alimento de qualidade” explica a coordenadora estadual do PAA em Minas, Mariana Moret.