Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,25
Dólar R$ 4,81
Belo Horizonte
25º

Mais de 800Kg de semente são distribuídas para agricultores de Juiz de Fora

Evento, segundo a prefeitura de Juiz de Fora, ajuda a fomentar os agricultores locais

Evento aconteceu no Jardim Botânico em Juiz de Fora (Foto: PJF).
Vivia de Lima
7 de fevereiro de 2023
compartilhe

Agricultores de Juiz de Fora receberam sementes de feijão e milho durante o 7° Dia Agroecológico e Troca de Sementes, em Juiz de Fora, na Zona da Mata. Ao todo foram 800 quilos de sementes, sendo 360 quilos de sementes  de feijão vermelho e 440 quilos de sementes de milho BRS Caimbé. “Fazer a destinação dessas sementes é o início do fomento de toda uma cadeia. Para fortalecermos a produção é preciso que tenhamos mecanismos de insumos para que os agricultores consigam produzir, e lá na frente esse alimento possa ser colhido e possa ser escoado, tanto para o mercado privado, quanto para a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF)”, destacou a secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da PJF, Fabiola Paulino da Silva.

“Essa é uma demanda que começamos a perceber na pandemia de que a gente precisava incentivar os agricultores, que muitas vezes não tem pra onde escoar a produção. Por isso, criamos a Lei do Comida Boa, que preconiza que no mínimo 30% das compras institucionais sejam da agricultura familiar e em seguida, através da emenda, tivemos a oportunidade de pensar nesse evento e efetivá-lo no dia hoje”, complementou a secretária.

Palestra com especialista

Além da entrega das sementes, o evento contou com a participação de mais de 80 pessoas, como palestra do agrônomo especializado em agricultura orgânica, Marcelo Sambiase, diálogos com guardiões de sementes, exposição de produtos orgânicos, cozinha Show, com Chef João Simoncini, música e a tradicional troca de sementes.

O agricultor e diretor do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Agroecologia (Nepa), Casé Werner, destacou que esse é  um dia de celebrar a agroecologia e unir os agricultores, instituições, consumidores, pesquisadores e todos que sentem esse impulso da agroecologia. “Hoje não é só dia de trocar sementes, é dia de celebrar, vivenciar essas experiências”.

compartilhe