Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,27
Dólar R$ 4,84
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
23º

Mais de 150 pés de alface livre de veneno são colhidos em Horta Comunitária

Essa é a primeira colheira da horta que fica no bairro Benfica, na Zona Norte de Juiz de Fora

Alimentos são distribuídos à comunidade (Foto: PJF)
Vivia de Lima
13 de fevereiro de 2023
compartilhe

A primeira colheita de alimentos na horta comunitária de Benfica aconteceu neste final de semana. A ação foi realizada pelos moradores em conjunto com a equipe da Prefeitura de Juiz de Fora. Cerca de 150 pés de alface livre de venenos foram colhidas para consumo da própria comunidade.  Considerando o tempo certo de cada colheita, ainda serão colhidos alface roxa, couve, cebolinha e quiabo.

A horta comunitária foi inaugurada em dezembro de 2022, via parceria entre a prefeitura de Juiz de Fora e a MRS Logística, concessionária que administra a ferrovia. O objetivo é promover a educação ambiental, a inclusão social e a segurança alimentar, garantindo alimentos saudáveis para famílias em situação de vulnerabilidade. Além disso, a iniciativa promove um espaço de interação entre os moradores.
O espaço fica na Rua Dona Ana Salles, esquina com a Rua Evaristo da Veiga. “Essa horta vem sendo desenvolvida dentro da metodologia da agroecologia, você trabalha os insumos locais, o solo, a água da chuva, que é captada nas caixas d’água e utilizada na irrigação da horta”, ressalta o zootecnista e assessor da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Arthur Sodré.

Cuidada pela comunidade

A horta é mantida pela própria comunidade e conta com o suporte da PJF e da MRS, que preparam o terreno, montaram os canteiros, forneceram mudas e sementes, sistema de captação de água pluvial e de irrigação, além de doarem equipamentos necessários como mangueira, carrinho de mão e enxada.

compartilhe