A Assistência Técnica e Gerencial ajuda na gestão da propriedade como um todo e aumenta a lucratividade
Fernando Nascimento é cafeicultor desde 2002. Ele e outros 29 produtores de café fazem parte do novo grupo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Café+Forte, aberto em Manhumirim. A capacitação é executada pelo Senar, em parceria com o sindicato rural do município. As visitas do técnico de campo Claudimar Alcântara começaram este mês. Para Fernando, os quatro anos farão a diferença no presente e no futuro do negócio, principalmente pelo incentivo à administração da propriedade.
“O ATeG nos trará conhecimento e vivências diferentes das que aprendemos com os nossos pais e avós. A cultura do café é tradicional na região e temos hábitos e vícios antigos que podemos superar com a ajuda do programa”, disse.
A atenção à sucessão familiar também é um ponto que despertou o interesse do cafeicultor pelo ATeG. Ele contou que pretende usar os ensinamentos do programa para preparar um caminho sólido para filhos ainda são pequenos. “Temos que entender o nosso trabalho como uma empresa rural e cuidar para que seja lucrativa e interessante para eles. A didática do ATeG Café+Forte, o material de apoio com anotações e planilhas vai facilitar o conhecimento e a compreensão da atividade no presente e no futuro”, comentou.
O gerente do Sistema FAEMG em Viçosa, Marcos Reis. esteve com o grupo na reunião de apresentação do ATeG e destacou o interesse e comprometimento demostrado pelos produtores como elementos importantes para o sucesso do programa. “A região é grande produtora de café, e acreditamos que o ATeG fará a diferença na qualidade dos grãos e na lucratividade desses produtores”, contou.
O vice-presidente e mobilizador do Sindicato do Produtores Rurais de Manhumirim, Rudson Curcio destacou que os programas especiais e os cursos oferecidos pelo Sistema FAEMG no município tem trazido desenvolvimento econômico. “É uma satisfação para nós poder continuar fortalecendo o agronegócio na região, dessa vez com o ATeG. A assistência técnica e gerencial é uma demanda dos produtores, eles se apaixonaram pelo projeto e estão entusiasmados. Certamente teremos excelentes resultados”, disse.