Calendário de plantio no Brasil é definido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para evitar ferrugem asiática
Em Minas Gerais o plantio de soja para a safra 2022/2023 vai começar dia 01 de outubro deste ano e vai até 18 de janeiro de 2023. O calendário de semeadura foi divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com orientações para 21 unidades da Federação.
A definição do calendário de semeadura é uma medida fitossanitária que faz parte do Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja. O objetivo é racionalizar a aplicação de fungicidas e minimizar os riscos de desenvolvimento de resistência do fugo Phakopsora pachyrhizi aos produtos usados no controle da praga.
A mudança no calendário para esta safra leva em conta os dados de acompanhamento da safra de soja feito pela Conab, a Companhia Nacional de Abastecimento, que apontou redução na área cultivada de soja nas últimas semanas do prazo estipulado.
A ferrugem asiática é uma das principais doenças que atingem o plantio de soja. A praga pode atingir as plantações em qualquer estágio fenológico, reduzindo a produtividade em até 90%. Com a adoção do calendário de semeadura, o Mapa espera reduzir o risco de proliferação do fungo e impedir prejuízos ao agronegócio.