Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,36
Dólar R$ 4,82
Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.
Belo Horizonte
29º 15º

Seminário integra ações de reconhecimento da APL do Queijo Minas em JF

Evento acontece dia 8, em Juiz de Fora, no Moinho a partir das 17h

Vivia de Lima
3 de julho de 2022
compartilhe

Se você é produtor rural ou estudante interessado na produção de queijo, anota essa data. Dia 8 de julho, acontece em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, o seminário “A Tradição da Mata Mineira no Consumo de Queijo Frescal – Encontro de Saberes e Sabores. O evento acontece a partir das 17h, no Moinho Zona Norte, com a participação de palestrantes internacionais: o antropólogo especializado em alimentação, Ernesto di Renzo, e o chef e professor Paulo Turziani. As inscrições são gratuitas e limitadas, e podem ser feitas pelo link. O seminário integra as ações do executivo local para o reconhecimento do Arranjo Produtivo Local (APL) do queijo frescal de Juiz de Fora e região. De acordo com um levantamento da prefeitura da cidade, na microrregião de Juiz de Fora estima-se que existam cerca de 150 laticínios produtores de queijo regularizados com algum tipo de selo de inspeção.

Os participantes podem participar das palestras “A origem do gosto, o produto local e o desenvolvimento de estratégias de valorização”, com Paulo Turziani; e “Cozinha regional, produtos artesanais, cultura e território”, com Ernesto Di Renzo. Os produtores de queijo frescal da região também podem apresentar seus produtos para uma equipe de curadores. Algumas cervejarias também estarão presentes, representando o Arranjo Produtivo Local das Cervejas Artesanais, já reconhecido pelo estado .

O seminário conta com o apoio do grupo Serra Negra e Moinho Zona Norte. Além disso, são parceiras do evento: Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado Minas Gerais (Silemg); Sebrae Minas; Sindicato Rural de Juiz de Fora; SENAR; Abrasel ZM; Unicerva ZM; Fadepe; Uniacademia; Agência de Inovação Polo do Leite; e grupo do Encontro de Empreendedorismo Sustentável de Juiz de Fora.

Importância econômica ao setor produtivo

O reconhecimento da APL na região irá comprovar a importância econômica e social deste setor produtivo e demonstra a capacidade para geração de emprego nas cidades e no estado. Isso possibilita aos governos municipais e estaduais pensarem em criar políticas públicas setoriais e planejar investimentos em melhorias, como obras de infraestrutura e escoamento da produção destes setores.

 

compartilhe