Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,27
Dólar R$ 4,84
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
23º

Novo fertilizante ecológico aumenta produtividade no plantio de soja

Produto foi desenvolvido em uma parceria de pesquisadores brasileiros e alemães, e pode ser usado em praticamente todo tipo de cultivo

Produto aumentou biomassa da soja. (Foto: Embrapa)
Ricardo Miranda
5 de julho de 2022
compartilhe

A estruvita-polissulfeto é um novo tipo de fertilizante multifuncional desenvolvido em uma parceria entre pesquisadores brasileiros e alemães. O material é ecológico, feito à base de enxofre e rejeito da indústria de petróleo. Estudos mostraram que o insumo é capaz de aumentar a biomassa de soja e melhorar a produtividade das lavouras.

Novo fertilizante ecológico produzido pelos pesquisadores. (Foto: Embrapa)

O fertilizante tem liberação de fosfato de forma lenta e controlada, permitindo a entrega gradual dos nutrientes. O estudo foi feito em lavouras de soja, já que essa cultura exige altas dosagens de fósforo. Mas, segundo os pesquisadores, o produto pode ser usado em qualquer plantação que demande fósforo ou enxofre, ou seja, quase todas.

Segundo a Embrapa, o compósito estruvita-polissulfeto proporcionou mais biomassa que o observado na área de referência adubada com fosfato supertriplo e sulfato de amônio. O resultado foi até 10 vezes superior ao dos outros fertilizantes.

A pesquisa foi feita por pesquisadores da Embrapa Instrumentação, de São Paulo, Universidade Federal de São Carlos, Empresa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina e o instituto alemão Forschungszentrum Jülich. O trabalho foi feito com o uso de polissulfeto obtido por vulcanização inversa.

A análise dos resultados, segundo a Embrapa, mostra que o produto pode ajudar o Brasil a reduzir a dependência de fertilizantes importados. Porém, ainda serão feitos mais estudos para observar o efeito do composto sobre as plantações.

compartilhe