Novidades foram apresentadas na 15º Reunião de Trigo, que aconteceu em Brasília, e foram aprovadas pela corpo científico
A partir da próxima o Brasil passará a ter seis novas cultivares de trigo. As novidades de pesquisas da Biotrigo foram apresentadas durante a 15ª Reunião do Trigo, que aconteceu em Brasília. As inovações foram avaliadas e aprovadas pelo corpo científico presente no evento organizado pela Embrapa Trigo.
As seis novas cultivares aprovadas são: o TBIO Motriz, TBIO Capaz, TBIO Sagaz e TBIO Ênfase, além do Roos90 e FPS Xerife. As informações sobre manejo e cultivo das novas variedades serão publicadas no livro “Indicações Técnicas para Trigo e Tricale – Safra 2023”. A Biotrigo possuiu programas de melhoramento espalhados pelo Brasil e América Latina, com focos específicos para cada região estudada.
O objetivo é ajudar no aumento da produtividade, segurança e qualidade das lavouras. “Buscamos desenvolver materiais de alto rendimento, que também tragam bons níveis de resistência às principais doenças do trigo, sobretudo às de difícil controle, como a giberela e brusone da espiga, e uma boa qualidade industrial, para que essas cultivares atendam a demanda da indústria e do consumidor final”, explica Ernandes Manfroi, gerente de melhoramento da Biotrigo.