Evento foi realizado no Campo das Vertentes e reuniu representantes de dez sindicatos
A cidade de São Tiago, no Campo das Vertentes sediou no final de semana, o Dia de Campo do ATeG Balde Cheio. Em parceria com entidades que cuidam do homem do campo, o evento reuniu 170 participantes. Os participantes se dividiram em três grupos e, a cada hora, foi feita a troca de público em cada estação. A primeira estação abordou a importância da assistência técnica e gerencial para a propriedade leiteira. A segunda estação apresentou as vantagens e o modo de preparo da silagem de milho reidratado e a terceira estação foi a qualidade do leite e seu impacto na produção.
Produtores de diversas cidades aproveitaram a oportunidade de aprender novas técnicas e atualizar seus conhecimentos. Para Diego Cauvilla, mobilizador da cidade de Monsenhor Paulo e Varginha, o aprendizado foi muito além das palestras que foram promovidas. “Trouxemos diversos produtores, alguns que já participam do ATeG. Acreditamos muito na interação entre os produtores. Com a troca de experiências, acontece a melhoria na qualidade e uma interação que vai muito além de assistir palestras”.
Estiveram presentes produtores e representantes sindicais de Juiz de Fora, Lavras, São João Del Rei, Barbacena, Santos Dumont, São Tiago, Monsenhor Paulo, Perdões, Ritápolis e Oliveira. Mariana Coelho é mobilizadora do sindicato de São Tiago. Foi ela quem esteve à frente da organização. “Estávamos muito apreensivos com essa organização. Mas vimos um resultado excelente, com uma grande participação do público”.
Para o prefeito de São Tiago, Alexandre Nonato, há possibilidade de ampliar eventos como esse “É muito boa a parceria do sindicato com o Sistema FAEMG. O objetivo é sempre melhorar a qualidade dos nossos produtos rurais, do leite, da saúde dos animais. A prefeitura, no que puder apoiar, estará presente, para dar continuidade nesse tipo de projeto”.