Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,23
Dólar R$ 4,79
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
26º 12º

Quadrilha misturava areia na soja e exportava para China

Polícia do Mato Grosso desarticula quadrilha que adulterava soja e prende 25 pessoas, nesta quinta-feira (28).

SOJA SENDO COLHIDA
A China compra 60% da soja produzida no Mato Grosso. (Foto: Wenderson Araujo)
Washington Bonifácio
28 de julho de 2022
compartilhe

O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) do Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quinta-feira (28), a Operação Grãos de Areia. O objetivo da investigação é desarticular uma quadrilha que atuava adulterando cargas de soja exportadas para a China. Foram cumpridos 25 mandados de prisão preventiva, 32 de busca e apreensão e 31 ordens de sequestro de bens, nas cidades de Rondonópolis, Pedra Preta e Diamantino.

Como a quadrilha agia

A polícia divulgou que os alvos da operação são empresários de galpões de armazenamento de grãos, motoristas e estoquistas. Segundo apurado, o grupo substituía a carga pura por uma carga batizada com areia que era colocada nos galpões, por meio de um caminhão clonado. De acordo com a investigação, o lucro era de 100 mil reais por carga desviada.

A polícia suspeitou do caso, depois que um dos chefes da organização comprou um carregamento de areia suficiente para construir 30 andares, mesmo não atuando no ramo da construção civil.

Prejuízo

De acordo com o Gaeco, foram desviados mais de 9 mil toneladas de soja. A movimentação dos criminosos pode chegar a 22 milhões de reais. A operação acontece durante toda esta quinta-feira (28).

compartilhe