Levantamento da Conab aponta que a produção do grão deve ser 6,2% maior que o registrado na safra anterior
A produção brasileira de milho vive um bom momento e a previsão é que a safra 2021/2022 atinja o melhor desempenho da série histórica. O 11º Levantamento da Safra de Grãos, divulgado pela Conab, Companhia Nacional de Abastecimento, aponta que o país de colher 271,4 milhões de toneladas de milho, o que corresponde a 15,9 milhões de toneladas a mais que o registrado na temporada anterior.
A colheita da segunda safra de milho segue avançando e já chegou a 79% da área plantada. Se a previsão se manter, o desempenho das lavouras nesta temporada será o melhor da série histórica. “O número já considera a redução de produtividade, quando comparado com o levantamento anterior, devido ao impacto da falta de chuva e ataques de pragas em importantes regiões produtoras, como o Paraná”, destaca a Conab.
O levantamento divulgado pela Conab também destacou os bons números da safra de algodão. A colheita da fibra já se aproxima a 70% da área plantada e a previsão é que o trabalho termine no mês que vem. De acordo com a companhia, o clima afetou a produtividade em algumas regiões, mas em outras, o reflexo foi positivo.
A estimativa da Conab é que sejam colhidas 2,74 milhões de toneladas de algodão, o que corresponde a um aumento de 16% em relação à safra anterior. Já a colheita de feijão está praticamente finalizada nesta temporada e, mesmo com os problemas climáticos, a produção deve chegar a 1,36 milhões de toneladas, crescimento de 19,5% na comparação com a temporada anterior.