Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,27
Dólar R$ 4,84
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
25º

Manilhas na área rural de Muriaé facilitam escoamento de produtos

Drenagem pluvial das estradas rurais garante condições de tráfego para escoamento da produção de alimentos

As manilhas evitam erosões nas estradas e acúmulo de água (Foto: Prefeitura de Muriaé)
Vivia de Lima
30 de julho de 2021
compartilhe

Depois de longos dias de chuva, muitos trechos e passagens das estradas rurais ficam destruídos. Isso afeta diretamente o transporte de legumes, frutas e verduras. Para evitar esse problema, manilhas foram instaladas nas estradas rurais de Muriaé. Com a drenagem pluvial, é possível manter as pistas em condições de tráfego e mais seguras para o trânsito, mesmo em caso de chuva forte. As regiões de Pirapanema, Serrinha, Pedra Negra e BR-356 foram contempladas com as manilhas recentemente.

A colocação destes bueiros evita erosões nas estradas e permite que o solo esteja seguro e seco para que haja livre acesso de veículos, como caminhões do escoamento da produção de alimentos, caminhões frigoríficos e vans e ônibus escolares.

Sérgio Batista de Souza é produtor de repolho, tomate, alface, couve, couve-flor, feijão, vagem e pimentão na região de Pirapanema. Ele conta que foi diretamente beneficiado pela instalação das manilhas.

“O bueiro ajuda muito o produtor no momento de escoar mercadorias. Na estação chuvosa, parte das estradas desaba quando não há canalização, pois a força das águas carrega a terra e surgem imensos buracos. Produzimos grandes quantidades, portanto necessitamos ter vias estruturadas para levar verduras e legumes para a cidade”, explicou o agricultor da região de Pirapanema.

Sérgio mostra parte daquilo que produz e diz que a melhora da trafegabilidade das estradas garante o escoamento da mercadoria. (Foto: Prefeitura de Muriáe)

Novos Bueiros

Novos bueiros também foram instalados na estrada que interliga Itamuri a Jacúba (Posto F2), solucionando antigos problemas que dificultaram, por longo período, a passagem de pedestres e veículos. Ao final de 2019, a ponte existente naquela localidade desmoronou com a força das enxurradas, deixando moradores ilhados.

Outras manilhas de concreto foram implantadas na comunidade de São João do Glória, na estrada da Grota, para garantir o escoamento das águas do riacho, e também na região do João Dedé, eliminando os longos lamaçais que se formavam nos períodos de chuvas fortes.

compartilhe