Cafeicultores mudaram a maneira de pensar a gestão das propriedades depois capacitação.
Dezessete participantes de 14 propriedades rurais de Paula Cândido, na Zona da Mata, concluíram o Programa Gestão com Qualidade em Campo (GQC), do Sistema FAEMG e estão mudados depois da experiência.
A cafeicultora Gláucia Duarte foi uma das participantes. A produtora contou que a capacitação mudou a mentalidade dela sobre a atividade rural. “Quando comecei o curso os horizontes se abriram. Consegui compreender como fazer a propriedade andar e crescer com a gestão e tratá-la como uma empresa que precisa de atenção ao fluxo de caixa, processos e pessoas”, revelou.
Para o instrutor Jair Monte, a realização do programa do Sistema Faemg em Paula Cândido foi um despertar para a importância do agronegócio do município. No evento de encerramento do curso, o instrutor ministrou uma palestra com o tema “Busca da coletividade para o desenvolvimento”. “Buscamos levá-los a refletir sobre gestão, produção, tecnologias e organização dos produtores mostrando as possibilidades de se unirem em uma cooperativa para alcançarem novos mercados, inovação e aprimoramento das atividades desenvolvidas nas propriedades rurais”, explicou Jair. Ele também destacou que o processo de sucessão na cidade merece atenção para que a juventude consiga permanecer no campo e aproveitar o seu potencial de empregabilidade e renda.
Durante o evento, egressas apresentaram um resgate histórico do agronegócio em Paula Cândido apontando a importância da área para a economia do município. O gerente do Sistema Faemg em Viçosa, Marcos Reis, que acompanhou o encerramento do CGC junto a autoridades locais, destacou que o grupo de produtores já está articulado com o poder executivo buscando apoio para o fortalecimento do setor. “Eles mostraram ao prefeito que o agro é o que mais arrecada e emprega no município. Isso mostra a importância e os resultados positivos do programa”, contou.
O gerente enfatizou ainda a relevância dos depoimentos compartilhados pelos participantes no evento. “Vimos o quanto o GQC ajudou as famílias ainda durante o programa a conhecerem a gestão, melhorar processos e relacionamentos entre produtores e colaboradores. Os participantes estão entusiasmados e a perspectiva é que eles se unam em uma associação ou cooperativa para fortalecer ainda mais o agronegócio de Paula Cândido”,
Segundo o Sistema FAEMG, o Programa Gestão com Qualidade em Campo (GQC) tem como objetivos: difundir conhecimentos de Gestão e Qualidade, bem como a aplicabilidade na fazenda, para o produtor; ampliar conhecimento das variáveis: “dentro e fora da porteira”; difundir a importância de gerenciar processos; propiciar melhorias na satisfação dos clientes internos e externos; implementar indicadores de desempenho; buscar a sustentabilidade do negócio; e estimular a adoção de técnicas que permitam a rastreabilidade dos produtos, segurança alimentar e certificação.