O programa atende a 26 entidades sociais na cidade do Vale do Rio Doce.
O Programa Banco de Alimentos de Governador Valadares recebeu a doação de 360 caixas plásticas dos parceiros Mesa Brasil-SESC e Sindicomércio. Segundo a prefeitura, a doação irá auxiliar as atividades de transporte e distribuição de alimentos arrecadados para as 26 entidades sociais beneficiadas.
Atualmente, as coletas são realizadas em seis supermercados da cidade. Com a doação será possível ampliar a coleta para mais supermercados que já manifestaram interesse em se tornarem parceiros deste programa de segurança alimentar e nutricional. “A importância de ampliarmos a coleta está no fato de que aumentamos o número de alimentos e, consequentemente, de pessoas em vulnerabilidade social atendidas”, disse o diretor do Departamento de Abastecimento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (Sema), Josimar Correia de Araújo.
O Banco de Alimentos funciona na Avenida Luiz Gonçalves Lessa, 12, São Raimundo, e desde que foi reestruturado no município, em 2017, já foram doadas mais de 400 toneladas de alimentos para mais de três mil pessoas cadastradas em vulnerabilidade social. O Programa faz parte das políticas públicas de segurança alimentar e nutricional (SAN) da prefeitura.
As empresas que se interessarem em se tornar parceiras do programa podem entrar em contato com a equipe da Sema pelo email: sema.abastecimento@valadares.mg.gov.br ou pelo telefone (33) 3275-0492 de 2ª a 6ª feira, das 8h às 18h.
As entidades beneficiadas pelo programa são: Apae, Lar dos Velhinhos, Serviços de Acolhimento Unidade Masculina e Unidade Feminina, Serviço de Acolhimento para Crianças – Casa Lar, Serviço de Acolhimento Para Mulheres Vítimas de Violência – Casa Abrigo, Serviço de Acolhimento Para Pessoas em Situação de Rua – Abrigo Noturno, Associação Santa Luzia, Lar Fabiano de Cristo, Fundação Casa da Menina Santa Bernadete, Casa Dona Zulmira, Acolhevida, Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), Associação Missionária Evangélica Vida – Missão Vida, Instituto Nosso Lar, Cidade dos Meninos, Associação de Acolhimento aos Dependentes Químicos e Familiares (ADQF), Associação Valadarense de Assistência e Defesa dos Direitos do Excepcional (AVADDE), Grupo Ebenezer Beneficente, Abrigo Esperança, APAE, Lar Frei, UPP Palmeiras, Ascanavi e os órgãos municipais Centro POP e Hospital Municipal (HMGV).