Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,25
Dólar R$ 4,81
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
25º

Valadares faz Conferência Municipal de Segurança Alimentar

Representantes da sociedade civil, órgãos governamentais, entidades e instituições participaram do dia de trabalhos no Parque Natural Municipal.

Conferência de Segurança Alimentar. (Foto: Leonardo Morais)
Conferência de Segurança Alimentar. (Foto: Leonardo Morais)
Washington Bonifácio
30 de janeiro de 2023
compartilhe

Quase 100 pessoas participaram da Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Governador Valadares, que aconteceu no Parque Natural Municipal Dona Sinhá.  Produtores rurais, conselheiros, representantes de entidades, instituições e autoridades governamentais de Valadares, Vermelho Novo, Piedade de Caratinga e Engenheiro Caldas, assistiram a palestras e trabalharam na construção de propostas de políticas públicas para o setor que serão apresentadas na etapa estadual de conferências e que deverão nortear o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Valadares.

Secretário Ivan Fialho durante a Conferência de Segurança Alimentar. (Foto: Leonardo Morais)

Representando o prefeito André Merlo, o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Ivan Fialho, frisou o compromisso da gestão com investimentos estruturais na política municipal de segurança alimentar desde 2017, passando pelo Comsea, pelo Banco de Alimentos, e pelo incentivo e apoio à produção agroecológica sustentável. “A importância de reunirmos hoje representantes da agricultura familiar, do poder público, instituições e entidades ligadas ao setor rural e da sociedade civil está na oportunidade de levantarmos dados e informações para construirmos uma política pública de desenvolvimento mais assertiva no combate à fome, ao desperdício e para a promoção da segurança alimentar e nutricional, como forma de assegurar o acesso ao Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA)”, disse.

Conquistas

Ivan relacionou conquistas importantes de Valadares como a participação na Rede Leste de Bancos de Alimentos (Relba) e a inclusão, em 2022, no Sistema Nacional de Segurança Alimentar (Sisan). “Com isso, o município passou a ter uma política de forma territorial integrada e estruturante em nível nacional, atendendo aos critérios de gestão do Sisan para investimento de recursos para promover a sustentabilidade e combater a vulnerabilidade social”, explicou.

Relba

O vice-presidente da Rede Leste de Bancos de Alimentos (Relba), João Paulo de Paiva Ramos que palestrou na Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional sobre “O Controle Social como Estratégia de Consolidação do Sisan”, elogiou Valadares por estar efetivamente atuando na consolidação da segurança alimentar através da construção coletiva com a sociedade civil.

“Entre os municípios do mesmo porte, Governador Valadares é o primeiro do território nacional a realizar conferência municipal após o retorno das atividades do Consea Nacional. Que hoje possa ser um dia de construção, e que de fato a sociedade civil possa atuar na construção do Sisan de maneira que ninguém fique para trás e que as demandas e propostas apresentadas reflitam a realidade e as necessidades da população de Governador Valadares, e nesse sentido, possamos contribuir e que as pessoas possam entender o seu papel nesse sistema tão importante”, disse João Paulo.

Cerca de 100 pessoas participaram do evento. (Foto: Leonardo Morais)

Feira Agroecológica

Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), Joelma Fernandes Teixeira, é uma das sócio-fundadoras da Feira Agroecológica de Valadares – que acontece próximo do Mercado Municipal. Ela reforça que uma política pública forte para o campo é qualidade no alimento oferecido à sociedade e exemplificou com os resultados da legislação que regula a aquisição da merenda escolar dos municípios, em que são adquiridos produtos do agricultor familiar. “Esta conferência é fundamental para que possamos continuar a executar e avançarmos em políticas públicas de segurança alimentar para que venha mais qualidade de vida para a mesa das pessoas”, afirma.

Com o tema “Alimentação, Sociedade e Segurança Alimentar e Nutricional”, o evento foi promovido pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea), e tem o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (Sema). Ao final da conferência, além da aprovação de propostas, seis delegados serão eleitos para representarem Valadares na etapa estadual com data ainda a ser definida.

compartilhe