Os cinco melhores colocados vão ser automaticamente classificados para o Concurso Estadual que acontece mês que vem em Belo Horizonte
Araxá, no Alto Paranaíba, recebe nesta sexta-feira (07/10) a 12ª edição do Concurso Regional do Queijo Minas Artesanal. O evento começa às 14h na sede da Simpla. Até o momento está confirmada a participação de doze produtores de queijos de Araxá, Campos Altos, Ibiá, Sacramento, Santa Juliana e Tapira, municípios da microrregião produtora.
Cinco especialistas, incluindo professores do Instituto Federal de Bambuí e d Instituto de Laticínio Cândido Tostes e um gastrônomo vão avaliar os queijos. Os cinco melhores vão se classificar automaticamente para disputar o Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal que acontece em Belo Horizonte no fim do mês que vem. “Os queijos são dispostos em mesas e identificados por números aleatórios, o que significa que os juízes não têm conhecimento de quem é o produtor. Daí, os jurados são livres para fazer avaliações de aspectos internos e externos de cada uma das peças”, explica a extensionista da Emater-MG, Sílvia de Lima Passos.
Além da avaliação dos jurados, o evento vai contar com palestras técnicas para os participantes. Vão ser três opções com temas como o processo de certificação de propriedade livre de brucelose e tuberculose, o cooperativismo e crédito rural e a inovação tecnológica e inteligência artificial no processo do queijo minas artesanal.
Os cinco produtores classificados para o concurso estadual também vão receber troféus e cerificados. Os campeões ainda ganham acesso ao concurso internacional ExpoQueijo 2023. “Nos concursos anteriores foi perceptível a ampla divulgação e a valorização dos produtos premiados, não só na região, mas também no cenário estadual”, finaliza Sílvia.