Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,37
Dólar R$ 4,93
Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.
Belo Horizonte
23º

Araxá vai receber 12º Concurso Regional do queijo Minas Artesanal

Os cinco melhores colocados vão ser automaticamente classificados para o Concurso Estadual que acontece mês que vem em Belo Horizonte

Os melhores colocados se classificam para o concurso estadual. (Foto: Seapa)
Ricardo Miranda
7 de outubro de 2022
compartilhe

Araxá, no Alto Paranaíba, recebe nesta sexta-feira (07/10) a 12ª edição do Concurso Regional do Queijo Minas Artesanal. O evento começa às 14h na sede da Simpla. Até o momento está confirmada a participação de doze produtores de queijos de Araxá, Campos Altos, Ibiá, Sacramento, Santa Juliana e Tapira, municípios da microrregião produtora.

Cinco especialistas, incluindo professores do Instituto Federal de Bambuí e d Instituto de Laticínio Cândido Tostes e um gastrônomo vão avaliar os queijos. Os cinco melhores vão se classificar automaticamente para disputar o Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal que acontece em Belo Horizonte no fim do mês que vem. “Os queijos são dispostos em mesas e identificados por números aleatórios, o que significa que os juízes não têm conhecimento de quem é o produtor. Daí, os jurados são livres para fazer avaliações de aspectos internos e externos de cada uma das peças”, explica a extensionista da Emater-MG, Sílvia de Lima Passos.

Reconhecimento e qualificação

Além da avaliação dos jurados, o evento vai contar com palestras técnicas para os participantes. Vão ser três opções com temas como o processo de certificação de propriedade livre de brucelose e tuberculose, o cooperativismo e crédito rural e a inovação tecnológica e inteligência artificial no processo do queijo minas artesanal.

Os cinco produtores classificados para o concurso estadual também vão receber troféus e cerificados. Os campeões ainda ganham acesso ao concurso internacional ExpoQueijo 2023. “Nos concursos anteriores foi perceptível a ampla divulgação e a valorização dos produtos premiados, não só na região, mas também no cenário estadual”, finaliza Sílvia.

compartilhe