A trajetória começou em 2020, no Instagram, quando Julia postou um vídeo medindo o brix do café
A produtora e influenciadora digital Julia Viana, de 26 anos, é a quarta geração de uma família que trabalha com cafeicultura em Cabo Verde, no Sul de Minas. Apesar da tradição, a jovem e a mãe, Claudia Maria de Sousa Viana, tiveram que lutar para conquistar confiança e respeito.
Tudo começou há quatro anos, quando ambas decidiram investir em um projeto voltado para a qualidade dos cafés, com a formação de microlotes. “Descobrimos o mundo dos cafés especiais. No primeiro ano, ficamos em terceiro lugar em concursos regionais. A partir desse resultado, o nosso foco passou para os cafés especiais. Hoje, 50% da nossa lavoura é dedicada ao café especial, mas queremos ampliar para 100%. A meta é crescer em qualidade e não em área de produção”, contou Julia.
A propriedade da família, o Sítio Cambuí, recebeu o selo de Cafés Vulcânicos, pois, os cafés estão em “terroir” único no Brasil. As produtoras contaram com a parceria do Sistema Faemg Senar para buscar capacitação técnica. Em janeiro de 2020, Julia participou do curso Classificação e Degustação de Café. “Abriu os horizontes para eu saber o que queria e buscar outros cursos, que me prepararam para chegar aonde estou hoje e que continuam me ajudando a conquistar as minhas metas”, finalizou.
A produtora também atua nas redes sociais como influenciadora digital. A trajetória começou em 2020, no Instagram, quando Julia postou um vídeo medindo o brix do café. Ela começou a gravar mais vídeos e o dia a dia na fazenda. Neste ano, participou da Semana Internacional do Café (SIC) como palestrante.