Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,23
Dólar R$ 4,79
Dia de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com poucas nuvens.
Belo Horizonte
23º 13º

Parceria promove ações ambientais em Florestal

Pecuária de leiteira será beneficiada por parceria com  Copasa.

Gerente regional Rodrigo Ferreira durante a reunião de formação do grupo do ATeG Balde Cheio. (Foto: Divulgação)
Washington Bonifácio
30 de dezembro de 2022
compartilhe

Uma parceria firmada neste mês com a Copasa e o Senar Minas, por meio do Programa Pró-Mananciais, permitirá uma série de melhorias ambientais para produtores rurais em  Florestal que vão receber Assistência Técnica e Gerencial (ATeG Balde Cheio) durante dois anos. O objetivo é atuar na mobilização das comunidades rurais levando ações que geram benefícios coletivos e estimulam o engajamento para o cuidado com as áreas produtoras de água.

O responsável pelo Pró-Mananciais na cidade, Rogério Sepúlveda está confiante. Ele disse que este é um passo importante que permitirá melhorias como o manejo sustentável das pastagens e reduzirá a chegada de sedimentos na captação de água. “Sem falar do aumento da produtividade nas propriedades, melhor qualidade da água e de vida. Além disso, um produtor feliz com sua produção e cuidando bem do empreendimento rural é o cenário ideal. Esperamos que esse trabalho possa ser expandido e sirva de exemplo a outros municípios”, disse.

Sistema Faemg

De acordo com o gerente regional do Sistema Faemg, Rodrigo Ferreira, a parceria fortalece ainda mais um dos pilares do ATeG, que é o meio ambiente. Além de todo trabalho na área técnica, gestão, profissionalização dos produtores e sucessão rural, práticas de conservação e preservação de água no solo serão o foco. “Isso permite que o produtor aumente não só a captação e retenção de água, mas também a produção desse recurso natural, abastecendo com sustentabilidade as propriedades”, explicou.

“Trabalhar a sensibilização para o meio ambiente e sua relação com a bovinocultura é fantástico. Ganham tanto a natureza, nossa principal provedora, quanto o produtor, em rentabilidade e evolução”, completou a Agente de Desenvolvimento Rural pela UFV-Florestal, Dirce Bezerra.

Transformação no campo

As ações do ATeG Balde Cheio iniciam nos próximos dias para 20 pecuaristas de leite da região. A execução das atividades e ações em parceria com a Copasa conta com a aprovação da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) e o apoio de entidades públicas e privadas, ONGs comunidades locais, na busca pela proteção e recuperação das bacias hidrográficas e áreas de recarga dos aquíferos utilizados na captação de água para abastecimento das populações.

Próximos grupos A UFV-Florestal, entidade cooperada do Sistema Faemg Senar, segue como referência para produtores que desejam ingressar nos próximos grupos do programa ATeG.

Para mais informações, o produtor deve entrar em contato pelo (31) 9 8635-7017

 

compartilhe