Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,35
Dólar R$ 4,87
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
27º 11º

Hortas comunitárias devem gerar toneladas de alimentos em Juiz de Fora

Hortas são resultado de um projeto entre a prefeitura e a MRS Logística; alimentos cão ser doados para a comunidade

As hortas comunitárias terão sistema de captação de água pluvial (Foto: Divulgação)
Vivia de Lima
11 de janeiro de 2023
compartilhe

Duas hortas comunitárias inauguradas em dezembro do ano passado já estão em pleno funcionamento em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. Além de promover educação ambiental o espaço serve de interação para os moradores dos bairros Barbosa Lage, Jóquei Clube II e Benfica, ambos na Zona Norte.

Uma horta está localizada no bairro Jóquei Clube II, ao lado do Ecoponto, na Avenida Antônio Weitzel. Lá, a expectativa é que sejam produzidas cerca de meia tonelada de hortaliças a cada 2 meses. Já a outra horta é em Benfica, na Rua Dona Ana Salles, esquina com a Rua Evaristo da Veiga. Neste espaço, além de 113 m² dedicados para as hortaliças, há área cultivada com jiló, quiabo e pimentão, que deve gerar quase 400 quilos por semestre.

Os espaços foram concedidos pela empresa ferroviária MRS Logística, que, em conjunto com a Prefeitura de Juiz de Fora, preparou o terreno, montou canteiros e forneceu as mudas.  A secretária de sustentabilidade em meio ambiente e atividades urbanas (Sesmaur), Aline Junqueira, disse que os espaços para a produção de alimentos saudáveis é fundamental para a população.

Comunidade cuida da horta

Além de acompanhar as atividades, a PJF vai ofertar oficinas sobre o cultivo de hortas agroecológicas e sobre alimentação saudável. No projeto, as associações de moradores dos bairros Jóquei Clube II e Santa Amélia serão responsáveis pela manutenção adequada da horta. Adão dos Santos, presidente da SPM  do Jóquei Clube II, ressalta a importância da iniciativa para a comunidade. “Além de possibilitar que a comunidade aprenda sobre plantio e cultivo, a horta comunitária também espalha saúde e qualidade de vida. É para que todo mundo se beneficie”, conta.

As hortas comunitárias terão sistema de captação de água pluvial e abastecimento de água garantida para irrigação.  De acordo com o executivo, o objetivo é fornecer alimentos de qualidade para a comunidade. Os dois projetos vão contar com captação da água da chuva e, nos momentos em que essa água não for suficiente, terão uma água de qualidade da Cesama para manter a irrigação da horta e garantir a manutenção da produção.

compartilhe