Hortas são resultado de um projeto entre a prefeitura e a MRS Logística; alimentos cão ser doados para a comunidade
Duas hortas comunitárias inauguradas em dezembro do ano passado já estão em pleno funcionamento em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. Além de promover educação ambiental o espaço serve de interação para os moradores dos bairros Barbosa Lage, Jóquei Clube II e Benfica, ambos na Zona Norte.
Uma horta está localizada no bairro Jóquei Clube II, ao lado do Ecoponto, na Avenida Antônio Weitzel. Lá, a expectativa é que sejam produzidas cerca de meia tonelada de hortaliças a cada 2 meses. Já a outra horta é em Benfica, na Rua Dona Ana Salles, esquina com a Rua Evaristo da Veiga. Neste espaço, além de 113 m² dedicados para as hortaliças, há área cultivada com jiló, quiabo e pimentão, que deve gerar quase 400 quilos por semestre.
Os espaços foram concedidos pela empresa ferroviária MRS Logística, que, em conjunto com a Prefeitura de Juiz de Fora, preparou o terreno, montou canteiros e forneceu as mudas. A secretária de sustentabilidade em meio ambiente e atividades urbanas (Sesmaur), Aline Junqueira, disse que os espaços para a produção de alimentos saudáveis é fundamental para a população.
Além de acompanhar as atividades, a PJF vai ofertar oficinas sobre o cultivo de hortas agroecológicas e sobre alimentação saudável. No projeto, as associações de moradores dos bairros Jóquei Clube II e Santa Amélia serão responsáveis pela manutenção adequada da horta. Adão dos Santos, presidente da SPM do Jóquei Clube II, ressalta a importância da iniciativa para a comunidade. “Além de possibilitar que a comunidade aprenda sobre plantio e cultivo, a horta comunitária também espalha saúde e qualidade de vida. É para que todo mundo se beneficie”, conta.
As hortas comunitárias terão sistema de captação de água pluvial e abastecimento de água garantida para irrigação. De acordo com o executivo, o objetivo é fornecer alimentos de qualidade para a comunidade. Os dois projetos vão contar com captação da água da chuva e, nos momentos em que essa água não for suficiente, terão uma água de qualidade da Cesama para manter a irrigação da horta e garantir a manutenção da produção.