A empresa aposta na diversificação de produção para fortalecer a economia das Matas de Minas.
A diversificação de culturas passou a ser uma meta da Cooperativa de Café (Coocafé) de Lajinha, na Região das Matas de Minas. A empresa fomenta outras culturas desde 2015, quando criou a Fábrica de Rações. A partir daí, a pecuária cresceu na região e, a cada ano, a Coocafé tem investido nesse segmento.
Para 2023, os pecuaristas terão conteúdos disponibilizados nas redes sociais da cooperativa e também treinamentos no Centro de Desenvolvimento Pecuário, criado para levar progresso à cultura. Em entrevista, o Gerente Técnico, Valdean Lourenço dá detalhes sobre como o espaço está sendo utilizado e como essa novidade vai agregar ainda mais para o cooperado. “A iniciativa não foi criada para desenvolver produtos, mas sim as pessoas. Queremos capacitar nossa equipe técnica e também os nossos cooperados, para sempre mantê-los atualizados sobre o que temos desenvolvido aqui”, destaca.
Com o avanço da pecuária no país, registrando saltos importantes na economia, os cafeicultores cooperados da Coocafé têm se interessado pela diversificação por meio da pecuária, alternando nas propriedades o cultivo de café, milho, gado e outros. Valdean explica ainda que, há um ano, o terreno está sendo utilizado para experimentos através da plantação de milho e sorgo no sistema de plantio direto, sendo alternativas para alimentação do gado.
O Centro de Desenvolvimento Pecuário fica no Córrego Areado (Lajinha/MG), em frente à Central Coocafé.
Conheça o espaço: