Duas escolas de Cataguases integram o projeto na busca por oferecer alimentos mais saudáveis e naturais aos alunos
Aproveitar as áreas que estão inativas no interior das escolas municipais para criar de hortas comunitárias. Envolver as comunidades para enriquecer a merenda escolar, principalmente nas escolas de tempo integral, e oferecer uma educação voltada para a alimentação com produtos naturais é o que busca a parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Social, Agricultura e Meio Ambiente e Educação do município de Cataguases, na Zona da Mata mineira .
Tudo começou dentro das escolas Darcília Guimarães e Professora Maria José Peloso, numa conversa entre representantes do poder executivo municipal e lideranças locais e membros das associações de moradores. Os encontros foram para planejar ações que envolvem aquela comunidade. A previsão é que o cultivo inicie nos próximos meses com vegetais consumidos no cardápio da merenda escolar como alface, cenoura, couve, mandioca e pimentão. As duas escolas servirão como piloto de outras que devem ser inseridas no projeto posteriormente.
Marilza Ferreira é coordenadora do projeto e para colocá-lo em prática ela também buscou capacitação. “A intenção é também trabalhar o envolvimento das comunidades e também fazer a reflexão sobre como aplicar a economia doméstica. O primeiro contato com as lideranças locais foi positivo e eu estou otimista para que consigamos ter sucesso na aplicação”, disse.