Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,25
Dólar R$ 4,81
Belo Horizonte
25º

Projeto de cooperação técnica está aumentando produção de soja

Iniciativa pretende levar novas tecnologias e incentivar o plantio de soja em grandes e pequenas propriedades

Produtores de Abaeté são orientados por equipes da Embrapa e Emater. (Foto: Emater-MG)
Ricardo Miranda
1 de setembro de 2021
compartilhe

O projeto de cooperação técnica entre a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais) e uma cooperativa de crédito de Abaeté, na região Centro-Oeste do estado, já está estimulando a produção de soja no município. O programa foi anunciado recentemente pelo governo de Minas. A iniciativa tem o objetivo de levar aos agricultores as novas tecnologias de plantio da oleaginosa, incentivando o cultivo. Com o trabalho, a expectativa é que haja um aumento da área plantada e da colheita de soja na região.

O programa oferece aos produtores locais informações e tecnologias sobre o cultivo da soja, para diversificar a produção nas propriedades e gerar renda. “Embora alguns produtores já cultivem o grão com irrigação, o município não tem uma tradição de plantio da soja. A intenção do projeto é mostrar a viabilidade da cultura na região, aumentando a renda dos produtores”, explica o extensionista da Emater-MG, Fernando César Couto.

Potencial para plantio

Brasil é o maior produtor mundial de soja e Abaeté tem grande potencial para a cultura. (Foto: Ministério da Agricultura)

De acordo com a Embrapa, o Brasil é o maior produtor mundial de soja. Com uma área plantada de mais de 38 mil hectares, o pais deve colher este ano cerca de 135 mil toneladas do grão. Em Abaeté, o número de agricultores que trabalham com essa cultura ainda é pequeno, apesar do município oferecer boas condições para esse tipo de cultivo.

Sinval Resende Lopes, coordenador do projeto de cooperação técnica explica que o município tem boas condições climáticas para o plantio de soja e apresenta condições favoráveis de solo e relevo. O projeto de cooperação técnica já implantou, em Abaeté, oito unidades demonstrativas, para comprovar a viabilidade da cultura. “Os resultados observados nas unidades demonstrativas indicam o alto potencial produtivo da soja na região. Além de boa produtividade, as cultivares apresentaram resistência às principais doenças e boa adaptação às condições agroclimáticas”, comenta o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo.

A cooperativa de crédito, parceira da iniciativa, disponibiliza financiamento e acompanha os projetos para facilitar ao cesso dos produtores às novas tecnologias. “A cooperativa de crédito tem interesse no desenvolvimento regional e que os recursos deem os melhores resultados para o produtor. Nessa parceria com a Embrapa, além de planos de governo, usamos linhas próprias da cooperativa para promover a difusão de novas tecnologias agrícolas no munícipio”, explica o presidente do Conselho Administrativo da Sicoob Credioeste, Artur José de Andrade.

Com o incentivo, a intenção é fomentar o crescimento da produção de soja na região. O grão tem grande liquidez logística e de entrega, sendo facilmente comercializado. A produção garante boa rentabilidade aos produtores e a alta do dólar e crescente demanda internacional devem aquecer ainda mais o setor. A expectativa é que a cooperação técnica entre as empresas e a cooperativa de crédito transformem a realidade econômica e social dos produtores do município.

compartilhe