Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 6,25
Dólar R$ 5,33
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
34º 19º

Projeto estimula a produção de soja no Centro-Oeste mineiro

No município de Abaeté, na região Centro-Oeste, a produção de soja conta com projeto de cooperação técnica e conta com auxílio de tecnologia

Assim como o Brasil, Minas Gerais vem registrando aumento na produção de soja (Foto: Emater).
Vivia de Lima
28 de agosto de 2021
compartilhe

O Brasil vem registrando crescimento da área plantada de soja, principalmente, devido às condições favoráveis do mercado do grão. Em Minas Gerais, não tem sido diferente. A cultura vem ganhando espaço, como em Abaeté, região Centro-Oeste. Na cidade a produção de soja recebeu um forte estímulo com um projeto de cooperação técnica entre a Embrapa e Sicoob Credioeste, com apoio da Emater-MG e da Cooperabaeté, para levar as novas tecnologias de plantio para agricultores.

De acordo com a Emater, Abaeté tem uma forte atividade pecuária e o projeto surgiu com a proposta de oferecer aos produtores locais informações e conhecimentos tecnológicos sobre o cultivo da soja.  “Embora alguns produtores já cultivem o grão com irrigação, o município não tem uma tradição desse plantio. A intenção do projeto é mostrar a viabilidade da cultura e aumentar a renda dos produtores”, explica o extensionista da Emater-MG, Fernando César Couto.

As atividades tiveram início com uma palestra, depois foram instaladas  oito unidades demonstrativas de cultivares BRS de soja nas propriedades da região. Segundo o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo e coordenador do projeto de cooperação técnica, Sinval Resende Lopes, o município é considerado apto para o cultivo da soja pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) e apresenta condições de solo e relevo que permitem o cultivo do grão. A Sicoob Credioeste tem disponibilizado financiamentos e acompanha o projeto.

compartilhe