Fogo se espalhou rapidamente pelas plantações devido a vegetação seca e o vento forte
Um dia que jamais será esquecido pelo produtor rural João Dimas. O incêndio que atinge o município de Brazópolis, no Sul de Minas, há dois dias, destruiu cerca de sete mil pés de café e outras 1,2 mil bananeiras do produtor. As chamas teriam começado em um pasto e se espalhado rapidamente pelas plantações por causa da vegetação seca e vento forte.
“A cena parecia um filme de terror, nunca vi um negócio desse na vida. O prejuízo é de 100%. O meu lucro, assim como meu café e banana, foi embora”, relata o produtor rural João Dimas.
O Corpo de Bombeiros informou que mais de 500 hectares já foram destruídos. As chamas atingiram o Pico dos Dias, onde está localizado o Observatório Astronômico. Na Serra do Mendonça, 50 hectares de área verde foram atingidos. Os militares ainda disseram que o fogo destruiu plantações e matou animais.
Para a prefeitura, há a suspeita de que o incêndio tenha sido criminoso. Treze bombeiros e 20 voluntários permanecem em Brazópolis combatendo o incêndio. Uma aeronave com capacidade para transportar 1,8 mil litros de água, auxilia nos trabalhos.