Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,35
Dólar R$ 4,87
Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.
Belo Horizonte
28º 14º

Curso gratuito ensina produção de frutas orgânicas

Curso vai acontecer no dia 21 de setembro, às 9h, pelo canal da Embrapa no Youtube

Produtores rurais terão mais um dia para aproveitar as vendas (Foto: MAPA).
Vivia de Lima
19 de setembro de 2021
compartilhe

Vários são os fatores que têm levado ao crescimento da fruticultura orgânica no Brasil. Os sistemas orgânicos, em geral, possuem maior organização da cadeia produtiva e adotados por agricultores familiares ou empresariais, organizados em associações ou cooperativas, o que facilita a regulamentação de seus sistemas. “Há uma demanda crescente de consumidores que buscam frutas livres de resíduos agroquímicos e produzidas dentro de um sistema em que os consumidores possam contribuir para a geração de renda para os agricultores familiares”, conta o pesquisador da Embrapa Agrobiologia, Raul Rosa.

A economia também tem favorecido essa opção. A alta do preço de produtos importados, com preços calculados em dólar, está fortalecendo pequenas cadeias regionalizadas de insumos agrícolas, associadas à produção orgânica.  A junção de todas essas condições tem levado à maior adesão dos produtores pelos sistemas orgânicos. As recomendações e especificidades dos sistemas orgânicos serão abordadas na palestra Cultivo orgânico: sistemas de produção na fruticultura, que será transmitida na próxima terça-feira (21), às 9h, pelo canal da Embrapa no YouTube, com o pesquisador Raul Rosa.

O evento faz parte da Capacitação em Fruticultura Tropical da Embrapa em parceria com a Emater e Superintendência Federal de Agricultura, Senar e  Rota da Fruticultura da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride). Há ainda outras palestras que acontecem até janeiro, todas de maneira on-line sempre às 9h. .

Fruteiras nativas: sistemas de produção – Ailton Pereira (Embrapa Cerrados) – 5 de outubro

Banana: cultivares, sistemas de produção e mercado – Edson Amorim (Embrapa Mandioca e Fruticultura) – 19 de outubro

Abacate: instruções técnicas para cultivo comercial – Tadeu Graciolli (Embrapa Cerrados) – 2 de novembro

Goiaba: instruções técnicas para cultivo comercial – Tadeu Graciolli (Embrapa Cerrados) – 16 de novembro

Pitayas: melhoramento genético e sistemas de produção – Fábio Faleiro (Embrapa Cerrados) – 30 de novembro

Abacaxi: cultivares, sistemas de produção e mercado – Aristóteles de Matos – Embrapa Mandioca e Fruticultura) – 14 de dezembro

Manga: instruções técnicas para cultivo comercial – Tadeu Graciolli (Embrapa Cerrados) – 18 de janeiro de 2022

compartilhe