Objetivo é levar, aos produtores, informações importantes para o manejo ideal, bem como sobre a possibilidade de comercialização
A Emater-MG, Empersa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais, elaborou uma cartilha virtual para orientar produtores rurais sobre o manejo ideal na criação de porcos caipiras. O material está disponível gratuitamente na Livraria Virtual, no site da Emater-MG.
A criação de porcos caipiras é uma atividade presença em praticamente todas as regiões do estado. Segundo a Emater, muitos criadores tem como objetivo a manutenção do consumo das próprias famílias, aproveitando a carne e a banha dos animais. Mas com a orientação técnica, é possível garantir uma fonte de renda com a venda do excedente da produção.
Na cartilha os criadores encontram informações técnicas sobre as principais raças e cruzamentos de porcos caipiras: Piau, Nilo-Canastra, Pirapitinga e Caruncho. A orientação dos técnicos da Emater-MG é que os produtores avaliem, de forma criteriosa, a possibilidade de incluir reprodutores puros no rebanho, com melhoramento genético, para aumentar a produtividade e qualidade do plantel.
A Emater-MG ainda detalha como deve ser o manejo do rebanho. Os porcos reprodutores devem ficar em espaços separados das porcas e dos leitões. Em relação à alimentação, que representa até 80% dos custos da atividade, os técnicos recomendam que os criadores apostem em fontes de energia, como milho, mandioca e cana de açúcar. Também é preciso investir em fontes de proteína, como farelo de soja.
Para acessar a cartilha, basta clicar neste link.