Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,35
Dólar R$ 4,87
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
27º 11º

Produtoras do Sul de MG estão entre as 100 mulheres de destaque do agro

Foram selecionadas representantes do movimento de mudança no campo

(Foto: Reprodução Facebook/Carmem Lucia Chaves de Brito)
Guto Moreira
22 de outubro de 2021
compartilhe

Pensando em elevar a figura feminina como protagonista no agronegócio, a Forbes Brasil lançou em 15 de outubro, Dia Internacional da Mulher Rural, instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas), sua primeira lista das “100 Mulheres Poderosas do Agro”.

Na lista, a Forbes homenageou mulheres que atuam no setor, mesmo que o trabalho seja realizado a partir das cidades.

Para chegar aos nomes houve pesquisas, perguntas, e resgate de informações de reportagens especiais, de acordo com a Forbes. As mulheres se destacam em diferentes setores do agronegócio: na produção de alimentos de origem vegetal e animal, na academia, na pesquisa, nas empresas, em foodtechs, em consultorias, em instituições financeiras, na política, nas entidades e nos grupos de classe e, mais do que nunca, nas redes sociais.

Sul de Minas

Duas produtoras da região do Sul de Minas integram a lista das 100 Mulheres Poderosas do Agro. Abaixo, quem são elas:

Carla Retuci Borriello – produtora de azeite em Andradas, faz parte de um movimento de agricultores em busca de produtos que caberiam nas mecas dos azeites, como Itália, Espanha e Grécia. Com a ajuda da Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), formou um olival e criou uma marca que leva o seu sobrenome.

Carmem Lucia Chaves de Brito – produtora de café nas fazendas Caxambu e Aracaçu, em Três Pontas. No ano de 2015, foi a primeira mulher a assumir a diretoria do conselho da BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais, na sigla em inglês), entidade que promove o grão do país no mundo. Atualmente encontra-se no conselho permanente da entidade, e é ativista no setor, sendo uma das principais referências de trabalhos no campo.

(Foto: Reprodução Facebook/Carla Borriello)

compartilhe