As novas amostras devem ser entregues até 5/11 nos escritórios regionais.
Se você participou do Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, já pode clicar aqui para saber quem são os cafeicultores que vão para a próxima etapa do concurso.
Os produtores selecionados para a próxima etapa devem entregar lotes com sacas de 60,5 quilos, café tipo 2, peneira 16 com vazamento máximo de 5%, e umidade de 10 a 12%. De acordo com Emater, a coleta das amostras deve, obrigatoriamente, ser acompanhada por um extensionista empresa.
A avaliação será feita por uma comissão julgadora, formada por especialistas em cafés especiais. A produção dos cafés participantes também passará por uma avaliação socioambiental. As amostras serão submetidas à análise sensorial, de acordo com a metodologia da Associação de Cafés Especiais (SCA).
Serão observados atributos como fragrância, aroma, sabor, acidez, corpo, uniformidade, ausência de defeitos, doçura, finalização, equilíbrio e avaliação global.
A solenidade de encerramento e a premiação serão em dezembro. No evento, vão ser conhecidos os três primeiros colocados de cada região produtora em cada categoria e o grande campeão estadual (a maior nota do concurso).
Em 2020, os cafés vencedores do concurso foram adquiridos por uma rede de supermercados de Belo Horizonte, por valores bem acima da média de mercado.