Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,25
Dólar R$ 4,81
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
25º

Telemedicina: projeto do CNA/Senar atende famílias de Minas e do Nordeste

100 mil pessoas serão beneficiadas na primeira fase e depois projeto-piloto deve ser ampliado para atender mais famílias

Imagem de divulgação do programa de Telemedicina do CNA/SENAR
Programa piloto de Telemedicina vai beneficiar produtores do nordeste e de Minas Gerais. (Divulgação CNA/SENAR)
Ricardo Miranda
14 de julho de 2021
compartilhe

O sistema CNA/SENAR apresentou neste mês detalhes de um projeto que vai levar a Telemedicina até produtores rurais de Minas Gerais e também a famílias atendidas pelo programa Agronordeste. O trabalho vai beneficiar pessoas que recebem Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A iniciativa já está disponível.

O objetivo é melhorar a saúde de produtores rurais e seus familiares. O programa espera chegar às famílias que, muitas vezes, moram longe dos postos de saúde. Com o programa, os beneficiados passam a contar com atendimento médico gratuito através de videoconsultas feitas por clínicos gerais e especialistas em medicina de família.

Menos espera

Com a implantação do programa a intenção é diminuir o tempo de espera por atendimentos médicos e aumentar a disponibilidade de consultas para as famílias. Uma empresa especializada em telemedicina foi contratada pra prestar o serviço.

Projetos de teleconsultas semelhantes já estão em funcionamento em países como Austrália, China e Canadá. O diferencial é que o programa desenvolvimento pelo CNA/Senar é destinado exclusivamente ao meio rural, com profissionais treinados pra entender a linguagem e as características peculiares desse público.

Prevenção

 A intenção do programa é ser um aliado na prevenção às doenças. “É importante dizer que a telemedicina tem caráter de saúde preventiva. Queremos que os produtores e seus familiares procurem o serviço não quando estiverem doentes. A nossa ideia é que eles procurem esse atendimento como uma forma de prevenção”, explica a diretora de de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS) do Senar, Janete Almeida.

Planos de ampliação

De acordo com o sistema CNA/Senar com o sucesso do projeto entre os produtores beneficiados nessa fase inicial em Minas Gerais e no nordeste do país, o programa de Telemedicina pode ser ampliado para outra regiões do país.

Os atendimentos serão disponibilizados via 0800, Whatsapp e aplicativo específico pro serviço. Os interessados em participar do projeto-piloto devem entrarem contato com as administrações regionais e os agentes de ATeG do Senar.

Com informações do CNA/SENAR.

compartilhe