Objetivo é incentivar produtores locais para a reforma e ampliação das queijarias existentes, ou construção de instalações novas
A Emater-MG lançou duas cartilhas de apoio aos produtores de queijos artesanais do Sul de Minas: o Guia de Construção de Queijarias Artesanais de Alagoa e o Guia de Construção de Queijarias Artesanais da Mantiqueira de Minas.
No ano passado, o governo estadual reconheceu duas novas regiões como produtoras de queijos artesanais: o município de Alagoa, oficializado como produtor de “Queijo Artesanal de Alagoa”, e os municípios de Aiuruoca, Baependi, Bocaina de Minas, Carvalhos, Itamonte, Liberdade, Itanhandu, Passa Quatro e Pouso Alto, reconhecidos como produtores de “Queijo Artesanal Mantiqueira de Minas”.
De acordo com a Emater, os Guias de Construção de Queijarias têm como objetivo principal o incentivo aos produtores locais para a reforma e ampliação das queijarias existentes, ou construção de instalações novas. Um levantamento da Safra Agroindústria 2020 aponta que a região da Mantiqueira de Minas tem 163 queijarias.
Veja também: Queijo do Campo das Vertentes.