Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,28
Dólar R$ 4,84
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
25º

Queijo do Campo das Vertentes vence concurso estadual

Décima terceira edição do Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal foi disputada por 132 participantes

Campeão é produzido no município de Coronel Xavier Chaves, na região do Campo das Vertentes (Foto: Emater)
Vivia de Lima
21 de outubro de 2021
compartilhe

Cento e trinta e dois queijos participaram do 13º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal. O campeão veio do Campo das Vertentes. O queijo Jacuba, produzido por Maria Teresa Viana Boari, do município de Coronel Xavier Chaves, na região do Campo das Vertentes, foi o grande vencedor.

O melhor Queijo Minas Artesanal do Estado em 2021 se destacou pelo aroma, sabor e textura. O anúncio do campeão foi feito numa live. No julgamento às cegas, o produto alcançou 1.029,9 pontos no quesito sabor e aroma, de um total de 1.225 pontos. A pontuação total foi de 2.964,8 pontos, de 3.500 pontos distribuídos pelo grupo de 35 jurados.

“Foi muito difícil chegar aqui, mas a gente conquistou”, comemorou a ganhadora do título do melhor Queijo Minas de Minas, Maria Teresa. O segundo e o terceiro lugar ficaram com queijos produzidos nas cidades de Araxá e Santa Juliana.

132 participantes

Neste ano, 132 queijos das oito regiões caracterizadas como produtoras do Queijo Minas Artesanal, que englobam as regiões de Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serras da Ibitipoca, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro, disputaram o título de melhor do estado.

O Queijo Minas Artesanal é produzido a partir de leite de vaca cru, ordenhado na mesma propriedade onde fica a queijaria. O modo artesanal da fabricação foi registrado como patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O concurso

O Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal é promovido pelo governo estadual, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O objetivo é estimular a produção de queijos de qualidade, promover a divulgação entre consumidores e incentivar a legalização das queijarias.

compartilhe