O anúncio foi feito durante o 8º Congresso Brasileiro de Fertilizantes
A Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, anunciou a criação de um Comitê Temático que irá debater os principais temas ligados ao setor de insumos, incluindo a área de fertilizantes, com a participação da iniciativa privada e de entidades setoriais, para garantir o fornecimento dos insumos para as próximas safras brasileiras. O anúncio foi feito durante o 8º Congresso Brasileiro de Fertilizantes, evento realizado pela Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA).
Segundo Tereza Cristina, está prevista uma viagem em dezembro para o Canadá, a fim de conversar com o país e seus fornecedores sobre o tema de fertilizantes. O setor de fertilizantes contribuiu para a competitividade, produtividade e sustentabilidade do agronegócio brasileiro. No ano passado, o segmento alcançou o recorde de 40 milhões de toneladas vendidas, o que representou um crescimento de 12% comparado a 2019, de 36 milhões de toneladas comercializadas.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que as importações brasileiras de fertilizantes chegarão a até 35 milhões de toneladas em 2021. O aumento das importações ocorre em relação a alta dos preços do insumo ao longo deste ano. Em conversa recente com a ministra da Agricultura, os fornecedores russos garantiram o cumprimento de contratos.
Veja também: acordo entre Brasil e Rússia.