Iniciativa vai voltar às escolas no ano que vem
O Programa Semeando, que atua na Educação Ambiental em Minas Gerais, voltado para crianças e adolescentes, está de volta. O projeto é uma criação do Sistema FAEMG em parceria do Sebrae que retorna em 2022 para levar às crianças e educadores uma compreensão crítica e global sobre a importância do agronegócio e a relação campo-cidade. A proposta foi valorizar os aspectos culturais de Minas, com foco na vida do homem do campo, seus valores, sua relação com a natureza, as diferentes culturas e os produtos que dão vida aos centros urbano.
As ações serão direcionadas a alunos e professores do Ensino Fundamental I das escolas municipais e estaduais mineiras. Juntos, eles serão orientados para gerar valores e atitudes para que as crianças atuem com empreendedorismo no desenvolvimento de iniciativas coletivas locais e na conservação e utilização adequada dos recursos naturais. O objetivo é estimular a formação de futuros cidadãos, conscientes da importância da preservação ambiental, sustentabilidade do sistema e visão empreendedora. Dessa forma, os estudantes se debruçaram sobre temas como a origem dos alimentos, a importância da água e as riquezas do solo.
Para a gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social, Liziana Rodrigues, o Programa Semeando leva conhecimento sobre o agro brasileiro e estimula jovens e crianças a seguir este caminho de formação. “Hoje, com todas as mudanças no mercado de trabalho e tantas notícias distorcidas sobre o agronegócio, é fundamental retomarmos as atividades do programa. Queremos plantar a semente de conhecimento para colher um futuro de qualidade para a produção rural”, disse.
O Semeando será desenvolvido entre fevereiro e novembro de 2022. Ao final do programa, os alunos participarão de um concurso cultural com desenho e redação. Os alunos e professores vencedores, ou seja, o 1º lugar do concurso de redação e o 1º lugar do concurso de desenho, das 10 regionais do Sistema FAEMG, receberão um tablet como prêmio. Se você é produtor rural, ou vive na área urbana e tem interesse em saber mais sobre o programa pode acessar as redes sociais: @programa_semeando no Instagram e no Facebook.