Alunos aprendem a identificar potencialidades e cobrar por serviços de turismo no campo
A Região das Matas de Minas é conhecida por ter os melhores cafés do Estado, por causa das altas altitudes e o clima de montanha. Agora ela ganha uma nova vertente que poderá ser explorada, graças à cafeicultura. Um grupo de alunos participou de um curso de turismo rural do Sistema FAEMG/SENAR/INARES/, para entender um pouco mais sobre as potencialidade da região e fomentar essa prática por lá.
O cafeicultor Magno Vieira Mendes é de Durandé e produz o Magnus Coffee. Ele contou que a busca por novos horizontes e oportunidades de geração de renda o levou à formação como agente de turismo. Satisfeito com o resultado do curso ele se prepara para receber as pessoas na sua propriedade rural.
“Já tenho um espaço que chamo de ‘Cantinho do café’ onde recebo os compradores. Quero oferecer aos visitantes um dia no campo para que eles conheçam e acompanhem os processos da produção do café, do cafezal até a xícara,” disse.
Os novos profissionais são dos municípios de Manhumirim, Durandé e Martins Soares e criaram a rota Café, Cultura e Natureza que contempla pontos turísticos nos três territórios. O curso teve a duração de um mês.
“o encerramento do programa não marca o fim e sim o início dos trabalhos em prol do turismo rural, que todos estão aptos a exercer com perfeição,” disse o professor Luiz Sérgio Pessoa, mestre em Administração e especialista em Cafeicultura e Agronegócio.
A instrutora Maria das Graças de Almeida Moreira Bernardo acompanhou a capacitação do grupo e destacou o empenho dos participantes na busca por atrativos.
“O ponto forte deles são os cafés especiais e estão se organizando para buscar parceiros locais e iniciar a comercialização dos roteiros”
Elio Rodrigues de Oliveira é proprietário do espaço Tô de Folga, localizado na zona rural de Manhumirim. Para ele, o que antes seria apenas um espaço de lazer ganhou novo direcionamento depois dos ensinamentos adquirido no curso.
“Acredito que Minas Gerais, especialmente a nossa região precisa investir mais no turismo. Já estou construindo chalés no meu empreendimento para receber os turistas e todo o grupo está unido para fomentar o turismo na região”, disse.
Veja também:
Entenda como são ministrados os cursos de turismo rural do sistema FAEMG/SENAR/INARES, nesta reportagem feita pelo Washington Bonifácio para o Alterosa Rural.