Dados científicos e formato visual explicam a contribuição dos insetos para a sociedade e o bem-estar humano
Daqui a pouco, às 19h, no canal da Fundação Heinrich Boll no Youtube, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) participa do lançamento do “Atlas dos Insetos”, publicação gratuita editada pela fundação no Brasil.
O Atlas usa dados científicos e formato visual para explicar a contribuição dos insetos para a sociedade e o bem-estar humano. A publicação também contextualiza os leitores sobre as causas de desaparecimento de alguns insetos e disponibiliza alternativas para reverter essa situação a partir de práticas ecológicas na agricultura e políticas públicas de proteção.
Madelaine Venzon, pesquisadora da Epamig, é membro do conselho editorial do Atlas dos Insetos e autora de três capítulos da obra. Segundo a pesquisadora, o Atlas desmistifica a ideia de que os insetos são “vilões” na sociedade.
“É preciso desconstruir essa ideia de que insetos não são benéficos para os seres humanos. A partir dos insetos temos a produção de mel, a polinização dos cultivos, o controle biológico de pragas na agricultura e até mesmo fontes de proteína animal”, falou Madeleine.
Além da Epamig, estarão presentes o coordenador de Programas e Projetos da Fundação Heinrich Böll na área de Justiça Socioambiental, Fernando Montenegro; e do membro da coordenação do Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, Leonardo Melgarejo. A mediação será da jornalista Luiza Caires.