Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 6,43
Dólar R$ 5,67
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
Belo Horizonte
30º 17º

Epamig participa de publicação sobre a importância dos insetos

Dados científicos e formato visual explicam a contribuição dos insetos para a sociedade e o bem-estar humano

(Foto: Secretaria de Agricultura)
Guto Moreira
7 de dezembro de 2021
compartilhe

Daqui a pouco, às 19h, no canal da Fundação Heinrich Boll no Youtube, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) participa do lançamento do “Atlas dos Insetos”, publicação gratuita editada pela fundação no Brasil.

O Atlas usa dados científicos e formato visual para explicar a contribuição dos insetos para a sociedade e o bem-estar humano. A publicação também contextualiza os leitores sobre as causas de desaparecimento de alguns insetos e disponibiliza alternativas para reverter essa situação a partir de práticas ecológicas na agricultura e políticas públicas de proteção.

Madelaine Venzon, pesquisadora da Epamig, é membro do conselho editorial do Atlas dos Insetos e autora de três capítulos da obra. Segundo a pesquisadora, o Atlas desmistifica a ideia de que os insetos são “vilões” na sociedade.

“É preciso desconstruir essa ideia de que insetos não são benéficos para os seres humanos. A partir dos insetos temos a produção de mel, a polinização dos cultivos, o controle biológico de pragas na agricultura e até mesmo fontes de proteína animal”, falou Madeleine.

O evento

Além da Epamig, estarão presentes o coordenador de Programas e Projetos da Fundação Heinrich Böll na área de Justiça Socioambiental, Fernando Montenegro; e do membro da coordenação do Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, Leonardo Melgarejo. A mediação será da jornalista Luiza Caires.

compartilhe